sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

"Work Liberates"




Passados 60 anos, vem-nos à memória Auschwitz-Birkenau. É hoje lembrado como tendo sido o 1º campo de concentração de judeus.
Poderia escrever aqui no blog um extenso texto sobre as origens deste campo de concentração, e de muitos outros que havia, sobre o holocausto, o nazismo e os seus ideais, etc, ........ mas achei que, por muito interessante que pudesse ser, eventualmente, a leitura da minha escrita, não conseguiria através dela passar a vastidão de informação presente nos milhares de documentos que "vagueiam" actualmente pela internet. Por isso, deixo ao vosso critério essa mesma pesquisa, se acharem que vos interessa saber um pouco mais sobre o tema.

Foi, de facto, um dos mais terríveis actos que a natureza humana pôde cometer, ou pelo menos o único, no modus-operandis. A História tem inúmeros relatos de genocídios, crueldades e mortandades, mas nunca antes se tinha visto uma "máquina de morte " semelhante, na estrutura, na ideologia, na concepção,..... ainda para mais vindo de um povo conhecido como sendo culto e moderno, como o alemão.

Mas é um facto, aconteceu, e não foi perpetrado por monstros ou outros seres imaginários, mas sim por humanos. Milhões de pessoas foram maltratadas, humilhadas e exterminadas, tendo por base a vontade humana. O pior da sua natureza está presente nesta fotografia, que nos leva, através de uma linha férrea, à entrada de um mundo que nos acolhe com a frase: "ARBEIT MACHT FREI". A partir daí, não será difícil imaginar o pesadelo e a desumanidade ao qual aquelas pessoas estavam sujeitas.

E com isto termino, sem antes deixar de recordar às mentes mais distraídas de que, passados 60 anos, ainda há pessoas que seguem o Nacional Socialismo, outros há que não acreditam no holocausto, atribuindo a grande maioria dos relatos aos Aliados da 2ª Grande Guerra e, no meio disto tudo, estão os sobreviventes que, anos passados, dia após dia, vivem com a saudade de familiares e amigos que viram ficar para trás...... muitos sem saber como nem porquê.....

Em memória de todas essas crianças, mulheres e homens.....

Beijocas e Abraços

Gonça






3 comentários:

Anónimo disse...

The one who does not remember history
is bound to live through it again!

Anónimo disse...

e q tal estudar pro exames :p

Anónimo disse...

Gostei mto de te teres lembrado de falar sobre o holocausto, pois a maioria das pessoas sabe pouco sobre o assunto, que para mim é como todos sabem muito interessante, faço algumas pesquisas sobre o mesmo e já vou colencionando algumas coisas, gostava de uma dia ir à polonia para visitar este campo, que era um dos maiores, se bem que havia outros de extermínio, mas Auschwitz era realmente na época o que tinha mais capacidade, tanto a nível de pessoas como de máquina de morte.
Beijocas, Filipa